quinta-feira, 24 de junho de 2010

À Moda da Casa


Um lançamento recente de "filme-culinário" nos cinemas de Vitória é o espanhol "À Moda da Casa"(Fuera de Carta). Segundo a sinopse de divulgação, "Maxi (Javier Cámara) é um famoso chef, proprietário de um elegante restaurante em Madri. Temperamental e sem papas na língua, ele vive sua homossexualidade sem complicações. Porém, a vida perfeita de Maxi ficará extremamente agitada pela chegada dos seus filhos, frutos de um casamento equivocado, e de um novo e atraente vizinho, ex-jogador de futebol, por quem sua desastrosa assistente logo se interessa."
Moralismos à parte, um filme com a temática homossexual pode facilmente desbancar para o escracho ou para um discurso panfletário anti-homofóbico, mas neste caso, não é o que acontece. Os personagens são reais, vividos com intensidade em suas emoções e contendas. A culinária não é o foco principal da obra, mas serve de pano de fundo às ambições do personagem principal, bem como aos diálogos mais impagáveis. Enfim, uma comédia de erros e acertos, nos quais se mostra possível a reparação de erros e a reconstrução de toda uma vida...
O Universo da Cozinha observou :
  • A trilha sonora da abertura do filme é uma salsa (extremamente estimulante ao apetite);
  • Em um dos pratos montados pelo chef nos minutos iniciais, é usada a famosa espuma, tendência espanhola difundida pelo aclamado chef Ferran Adria.
  • É interessante observar o funcionamento e o corre-corre de uma cozinha profissional (tãããão diferente da minha humilde cozinha).
  • Lindinha a cena em que ele prepara café-da-manhã com a filha ouvindo música. Eu também adoro cozinhar ouvindo música... Só me falta um sonzinho decente... Meu aniversário tá chegando... Hello, marido!
  • Observe ainda como toda observação sobre historinhas clássicas infantis feitas pela filha são pertinentes.

Classificação :

Nível de romance: ♥ ♥

Nível de comédia: ☻☻☻

Nível de drama: ☹ ☹

Nível de comida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário