sábado, 26 de junho de 2010

Minestrone do papai


Quem morou ou mora fora, sabe : nada como a casa dos pais. Nos meus dois anos de residência em proctologia no Rio, nada era mais reconfortante do que voltar para casa. Eu dava plantão em Vitória também, então vinha quase que semanalmente. E nessas ocasiões, lembro que chegava cansada, às vezes de madrugada, e sempre vinha à minha cabeça a música “Casa” do Lulu. Sempre, independente da hora, minha mãe vinha me receber de pijamas, luz acesa, com a minha cama pronta e o rango no fogão (no caso sempre era minestrone ou sopa de inhame, meus pratos favoritos e especialidades do meu pai). Esse post, então, é uma homenagem à minha família, que, na minha definição, é para onde a gente volta quando nada mais dá certo...
Ingredientes :
Como é uma invenção do meu pai (e ele não mede nada), coloque a quantidade que quiser dos ingredientes...

  • Peito de frango desfiado
  • Feijão cozido (pode ser aquela sobra do almoço
  • Salho
  • Cebola picada
  • Óleo ou azeite para refogar
  • ½ tablete de caldo de galinha
  • 2 pacotes de miojo
  • 1 envelope do tempero do miojo
  • Salsinha picada
Refogue o salho com a cebola e meio tablete de caldo de galinha. Bata o feijão grosseiramente com o mixer e junte a esse refogado (adicione mais água, se necessário, para ficar sopa). Espere ferver e acrescente o miojo, o tempero próprio e o frango desfiado. Deixe por 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e sirva.

PS: Segundo o Wikipédia: "A minestrone (italiano: minestra (sopa) + -one (sufixo aumentativo), portanto "sopão" ou "sopa com vários ingredientes") é uma sopa italiana muito espessa, composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são: tomates, feijões, cebolas, cenouras, aipo, toucinho, caldo de galinha, de carne, etc.

Não existe uma receita específica para o minestrone justamente por ele ser feito com quaisquer legumes estejam em época. O minestrone pode ser vegetariano, conter carne, ou conter algum caldo à base de carne (como caldo de galinha ou "cubinhos" de carne)."

Um comentário:

  1. Este eu já provei! Muito bom! Feito pelo chef!!!!rs E vc, Tia Ana? Aprendeu direitinho??? BJo!

    ResponderExcluir