sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cinema e Gastronomia I

Vocês já devem ter percebido que adoro cinema. Quase tanto quanto cozinhar. Ter assistido “Tomates verdes fritos” me fez querer me aprofundar no assunto cinema + gastronomia. Por isso, fiquei muito feliz quando encontrei a lista abaixo de fimes envolvendo culinária. Muitos eu já vi e adorei. Outros, nem tanto. O que interessa é que todos tratam, em menor ou maior escala, da importância da comida em nossas vidas. Comida aproxima, aquece a alma, resgata memórias... Isso me motiva a cozinhar, aproximar, aquecer cada vez mais as almas. Tentarei ver (ou rever) os filmes da lista e postar para vocês a minha impressão sobre eles. Se, ao final da série de postagens da lista alguém sentir falta de algum filme, me avise, ok ?


A Comilança (1973): Um grupo de amigos entediados resolve cometer suicídio em grupo, numa reunião com muita comida e mulheres, onde a idéia é comer até morrer. O longa-metragem do diretor Marco Ferreri faz ode ao grotesco e à escatologia.





A época da inocência (1993): Nova York, 1870. Um advogado (Daniel Day-Lewis) está de casamento marcado com uma jovem (Winona Ryder) da aristocracia local, quando uma condessa (Michelle Pfeiffer), prima de sua noiva, volta da Europa após separar-se do marido. As idéias dela chocam a tradicional sociedade americana e, ao tentar defendê-la, o advogado se apaixona por ela e correspondido.


A Festa de Babette (1987):
Babette é uma mulher francesa que vai viver em pequena cidade dinamarquesa, onde irá cuidar de um casal de velhos, limpar a casa e cozinhar. E é cozinhando que ela se sai melhor, preparando grandiosos banquetes. Seu banquete impressinou os convidados. Babette havia sido chef de cozinha francesa e trabalhado no chique Café Anglais (que existiu de verdade). O diretor trata a comida como "forma de elevação espiritual". Baseado na história de Isak Dinesen. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971): Charlie Bucket (Peter Ostrum) é um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é um tio gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso.


A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) : refilmagem do clássico acima, com direção de Tim Burton e atuação de Johnny Depp como Willy Wonka.




A Grande Noite (1996): Anos 50.
Dois irmãos italianos de personalidades distintas tentam transformar seu restaurante em Nova York num grande sucesso.




A Marvada Carne (1985) : Nhô Quim (Adilson Barros) perambula com seu cachorro pelo interior paulista, sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. Ele conhece a jovem Carula (Fernanda Torres) numa aldeia onde reza todos os dias à Santo Antônio, pedidindo que lhe arranje um marido. Para fisgar Nhô Quim, Carula diz que seu pai, Nhô Totó (Dionísio Azevedo), possui um boi que será carneado no dia do casamento. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas.

À moda da casa (2009) : Maxi (Javier Cámara) é um famoso chef, proprietário de um elegante restaurante em Madri. Temperamental e sem papas na língua, ele vive sua homossexualidade sem complicações. Porém, a vida perfeita de Maxi ficará extremamente agitada pela chegada dos seus filhos, frutos de um casamento equivocado, e de um novo e atraente vizinho, ex-jogador de futebol, por quem sua desastrosa assistente logo se interessa.


A mulher do padeiro (1938) : Em uma pequena cidade, um padeiro é abandonado pela esposa, que foge com um pastor, no dia em que faz seu primeiro pão. A vizinhança, que antes zombava do padeiro, decidiu encontrar a esposa fujona já que ele não conseguia mais trabalhar sem ela.


Fontes:
www.interfilmes.com
www.colheradacultural.com.br
www.euamocinema.com.br
epipoca.uol.com.br
michelkhodair.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário