Viram? O Universo da Cozinha também é cultura...
A receita abaixo é adaptada do livro “Dona Benta – Comer bem”.
Receita fácil e super-chique. Até me arriscar na sua execução, não tinha provado alho-poró ainda... Pois virei fã!Massa:
- 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de manteiga gelada (com margarina também dá certo)
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de água
- Sal a gosto
Numa tigela, misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea, faça uma bola, embrulhe com filme e leve à geladeira por 10 minutos. Depois abra com um rolo (eu gosto de fazer isso entre duas sacolinhas daquelas para congelar, que é para não sujar nem o rolo, nem a pia). Coloque sobre as forminhas individuais de fundo removível (a de quiche é mais rasa que as postadas anteriormente, mas quanto menor, maior a aceitação) ou sobre uma forma de 20cm de diâmetro, também de fundo removível. Lembre-se de usar a massa para cobrir também as laterais.
Recheio:
- 1 caixinha de creme de leite
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 alhos-porós grandes (só use a parte branca)
- 100g de queijo Emmenthal ralado grosso
- 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Corte os alhos-porós em fatias finas. Coloque a manteiga em uma frigideira, aqueça e refogue o alho-poró até que esteja bem macio. Reserve.
Bata ligeiramente os ovos e acrescente o creme de leite e os queijos. Tempere com o sal e pimenta-do-reino. Coloque o creme de ovos sobre a massa pré-assada e finalize com o refogado de alho-poró sobre cada mini-quiche. Leve ao forno para assar até o recheio ficar firme e a torta levemente dourada.
Obs.: a foto abaixo é de uma autêntica quiche lorraine, degustada no restaurante Salle Au Sous-Sol (Rue Gregoire-de-Tours, St-Germain-Des Prés, Paris), em dezembro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário