quarta-feira, 16 de junho de 2010

Coberturas de chocolate

Chocolate me faz lembrar da infância. Uma das minhas primas inseparáveis era a Bianca. Com ela, tive várias experiências curiosas com chocolate. A primeira delas foi em uma das muitas férias em Conceição do Castelo, interior do ES, onde a avó da Bia morava. Resolvemos gastar todos os centavos da mesada numa barra de chocolate. Tínhamos uns 8 anos. Só que não queríamos apenas comer, queríamos cozinhar a tal barra. E, para isso, fomos ao galinheiro da casa (toda casa legal de interior tinha seu galinheiro), armamos um fogão de tijolos, picamos a barra e colocamos numa lata de Nescau para cozinhar. Resultado: chocolate queimado e muito choro...
Uns dois anos depois disso, já maiorzinhas, uma de nós duas (não lembro qual) ganhou a "Chocolateria" da Estrela. Basicamente era uma panelinha elétrica para derreter o chocolate e colocar em forminhas de bombons. Ou seja, mais desperdício de chocolate...
Bia, esse post é para você, que virou fã do Blog e é até hoje minha "companheira culinária"...
Abaixo, seguem umas receitinhas mão-na-roda, pois podem ser usadas como calda de bolo de chocolate, de cenoura, de brownie, de sorvete, de pavês... Ambas servem para praticamente os mesmos fins, porém o ganache, de origem francesa, é mais encorpado, sendo melhor para receitas geladas. Por outro lado, a receita a seguir é melhor usada quando quente.

Receitinha econômica
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de leite

Coloque todos os ingredientes em um refratário e leve ao micro-ondas em potência alta (100%) por 4 minutos. A cada 1 minuto, retire o refratário e mexa bem a cobertura. Sirva ainda quente.














Ganache fácil

  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 barra chocolate meio amargo (170g)
Pique o chocolate e reserve. Leve o creme de leite ao micro-ondas (potência alta) em uma vasilha por 30 segundos. Retire, mexa e leve por mais 30 segundos. Retire, acrescente o chocolate picado, misture bem e leve por mais 30 segundos. Mexa bem e cubra sua sobremesa.

Um comentário:

  1. Ah! eu me lembro deste episódio. A chocolateria era sua (meus brinquedos eram "sobras" das minhas irmãs..rsrs). Traumas à parte, sei que nos divertimos muito e obtivemos sucesso em outras receitas: bala de leite, beijinho (lembra?). O resto das guloseimas era comprado e comido escondido dos meninos.
    Hoje, mais do que companheira culinária, vc é minha chef preferida e sempre será uma prima muito querida.
    bjs.

    ResponderExcluir