sábado, 15 de maio de 2010

Torta de maçã da vovó


Apesar de não ser receita de nenhuma das minhas avós, encontrei essa receita num livro super-velho (“Almoço e Jantar”, Editora Nova Cultural, 1983), e achei com tanta cara de vó que pus no nome da receita. É deliciosa e a sobremesa preferida do meu marido...
Ingredientes :
3 maçãs
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
200g de manteiga
3 xícaras (chá) de biscoito de maisena moído
1 lata de leite condensado
4 gemas
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite
Canela em pó para polvilhar

Descasque as maçãs, corte-as ao meio, elimine as sementes e pique-as. Leve ao fogo baixo junto com o açúcar, mexendo sempre, e cozinhe até fiquem macias. Adicione a canela em pó, misture bem e reserve.
Faça a massa : aqueça a manteiga e, quando derreter, junte o biscoito. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos. Reserve.
À parte, prepare o creme : leve ao fogo o leite condensado e as gemas, mexendo até ficar consistente. Retire do fogo, junte a essência de baunilha e o creme de leite e misture bem ( se sentir que “empelotou”, use o bom e velho mixer).
Forre o fundo e os lados de uma forma com a massa de biscoito, pressionando com as pontas dos dedos para que fique bem firme. Espalhe por cima o purê de maçã e cubra com o creme. Polvilhe com canela. Conserve na geladeira até o momento de servir.

Um comentário:

  1. Paulinha, tem duas vovós aqui que estão querendo provar essa torta.... Estamos aguardando para degustação kkkk bjs.

    ResponderExcluir