sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pudim caramelado

Esta receita possui duas vantagens : é muito econômica (não leva nem leite condensado) e é de micro-ondas, os seja, super rápida de fazer. Fica muito boa, e deve ser feita num dia para ser consumida no outro.
Ingredientes :
Calda caramelada
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água

Para fazer essa calda no micro-ondas é necessário ter aquela jarra graduada de vidro, pois é o único utensílio que suporta a alta temperatura do açúcar queimado. Coloque os 2 ingredientes na jarra, leve ao micro em potência alta (100%0 por 6 minutos, deixe esfriar por 30 segundos (cuidado que ela continua dourando após o cozimento) e cubra o fundo dos vasilhames individuais próprios para micro-ondas. Mas você também pode fazer a calda do modo convencional...
PS : para limpar a jarra graduada após, encha-a de água e aqueça na potência alta (100%) até ferver.

Pudim
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 1 ¼ xícara (chá) de leite
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Coloque o leite na jarra (já limpa) e aqueça por 6 minutos, até ferver. À parte, bata os ovos com o açúcar. Misture um pouco de leite quente e despeje de volta no leite, batendo com um mixer para não empelotar. Junte a essência de baunilha. Passe o creme numa peneira para retirar os grumos. E coloque nas tigelinhas com a calda. Coloque essas tigelinhas dentro de um refratário (como na foto acima) e encha o mesmo com água (para o cozimento em banho-maria). Cozinhe por 14 minutos, colocando o refratário sobre uma grelha própria ou um prato virado para baixo, para o cozimento ser uniforme. Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos. Cubra e leve para a geladeira. Ao servir, passe uma faquinha pelas bordas para que o pudim saia mais facilmente. Desenforme deixando o caramelo escorrer sobre o pudim.

2 comentários:

  1. esse pudim não leva o trigo ou maizena?
    como pode ficar consistente assim , voce não esqueceu alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Não, é só isso mesmo... Tente fazer no forno convencional e me avisa...

    ResponderExcluir