segunda-feira, 10 de maio de 2010

A base de (quase) tudo

Toda cozinheira que se preze deve ter sempre a mão os temperos básicos de qualquer prato salgado, sendo eles : cebola, alho e cheiro verde (principalmente salsinha e cebolinha). Como nenhuma de nós tem tempo a perder, as dicas abaixo vão facilitar a sua vida...

Cebola : há muito tempo vinha namorando na televisão um picador que promete fazer saladas de frutas e vinagretes em segundos. Ele realmente é muito bom, mas o preço do original era caríssimo. Pesquisando, achei no Mercado Livre uma réplica não tão boa, mas bem mais barata e que quebra o galho. Pique a quantidade que quiser de uma vez e deixe em um potinho hermético na geladeira. Dura alguns dias.

Salho : raras são as receitas que pedem para se usar o alho inteiro. Geralmente ele é socado e misturado ao sal. Desde que eu era solteira, via meu pai comprando quilos de alho e batendo com sal no multiprocessador para estocar na geladeira. Lógico que, depois de casada, ele continuou me abastecendo... Se você não tem um pai tão fofo (e aposentado...) como o meu, pode encontrar o salho no supermercado mais perto de você.

Cheiro verde : essa eu demorei a aprender - duas enfermeiras me ensinaram no plantão enquanto eu reclamava da dificuldade de conservar os temperos verdes. Me disseram para lavar e secar bastante os temperos, picar e congelar separadamente. Depois, é só tirar 1h antes do uso. O aspecto não fica igual, mas o gosto fica. Portanto, se é mais para enfeitar um prato, use-os frescos.

Um comentário: