quarta-feira, 30 de junho de 2010

Colesterol : eterno vilão


É, minha gente, o fantasma do colesterol anda rondando a minha casa novamente. E de novo o meu marido... Quem gosta de cozinhar sabe o quanto é sofrido ficar restrita para elaborar o cardápio, e ter de se apegar a produtos light e muitas vezes sem gosto, por culpa dessas doenças modernas... No tempo da minha avó, a linguiça era feita na banha do porco e ninguém tinha esses problemas (ou pelo menos não sabia que tinha...). Bom, pesquisando sobre o assunto, achei a tabelinha abaixo, do site da Dra. Shirley Campos (mas eu não a conheço nem sei qual a sua especialidade). Como está bem didático, vamos lá...

Alimentos

Laticínios Prefira:Leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, "cottage", queijos "light”. Evite: Leite e iogurtes integrais, queijos amarelos (prato, mussarela, provolone, parmesão, etc)
Cereais, tubérculosPrefira: Arroz, batatas, cará, inhame, macarrão, pães, bolachas de água e de água e sal. Evite: Massas com ovos ou preparações com creme de leite, requeijão, gordura vegetal ou manteiga, croissant, pães recheados com cremes ou com cobertura de chocolate ou coco, biscoitos amanteigados
CarnesPrefira: Peixes, aves sem pele, carnes magras. Evite: Carnes gordas, miúdos (fígado, moela, rim, língua), embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, salame, presunto), lula, "escargot"
OvosPrefira: Clara de ovos. Evite:Alimentos que contenham grande quantidade de gema como: quindins, fios de ovos
Frutas e hortaliçasPrefira: Frutas e hortaliças frescas. Evite: Coco, pratos preparados com creme de leite, manteiga, margarina, requeijão ou queijos gordurosos
Óleos e gorduras Prefira: Canola, girassol, milho, soja, azeite de oliva, margarinas "light. Evite: Gordura hidrogenada, manteiga, margarina, bacon, banha de porco, gordura de coco, óleo de dendê, creme de leite
Diversos Prefira: Picolé de frutas, "frozen", "sorbet", iogurte, doces de frutas. Evite: Sorvetes cremosos, chocolate, torta e bolos confeitados

Invente pratos com baixos teores de gordura e adapte suas receitas. Use a criatividade, coloque em prática os conhecimentos adquiridos.

Lembre-se:
  • consuma, no máximo, duas gemas de ovo por semana;
  • suma carnes vermelhas, aves e peixes como complementos de outros alimentos e não como "prato principal";
  • dê preferência às carnes brancas magras (aves e peixes), consumindo-as, no mínimo, 3 a 4 vezes por semana;
  • coma mais feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pois são importantes fontes de fibras alimentares;
  • use pouco óleo no preparo de alimentos; prefira grelhados, assados, ensopados em vez de frituras;
  • faça, pelo menos, três refeições por dia, não esquecendo de consumir leite desnatado, cereais, frutas, verduras, legumes, carnes magras, feijões e substitutos (lentilha, ervilha, grão-de-bico);
  • ao comer fora de casa, não deixe de obedecer a sua dieta. Proteja seu coração, tendo uma alimentação saudável.
Fonte imagem : www.zurigah.com/blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Cinema e Gastronomia III


Dando prosseguimento à lista...

Espanglês (2004) : Uma mulher e sua filha emigram do México em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos, onde elas começam a trabalhar para uma família, cujo patriarca é um chefe de cozinha bem-sucedido casado com uma esposa insegura. Lá, Flor tem de lidar com a barreira lingüística, com o crescimento de Cristina e o excêntrico modo de vida dos Clasky.


Estômago (2008) : A história mostra dois momentos da vida de Raimundo (João Miguel), um nordestino que veio para São Paulo para melhorar sua situação financeira. Quando focado no passado do personagem, o roteiro lembra seus primeiros passos para se tornar cozinheiro – de um boteco sujo e, depois, de um restaurante – e a paixão pela prostituta Iria (Fabiúla Nascimento). Nas cenas do presente, Raimundo está preso consegue uma boa posição entre os detentos exatamente por seu jeito com as panelas. Entre muito humor, escatologia e comida, o filme surpreende.



Índia, amor e outras delícias (2010) : conta a história de Nina Shah (Shelley Conn), uma jovem mulher de origem asiática-escocesa. Longe de casa, Nina é forçada a voltar após a morte súbita de seu pai. É quando descobre que herdou metade do restaurante The New Taj, que era dele. Com a ajuda de um amigo de infância, Bobbi (Ronny Jhutti), que interpreta uma drag queen de Bollywood, ela e sua nova sócia - a jovem e carismática Lisa MacKinlay (Laura Fraser) - tem a missão de conquistar o troféu da competição de melhor restaurante. No decorrer da disputa e nas trapalhadas à parte, Nina percebe que está apaixonada. E será a partir deste sentimento que se depara numa crise de identidade.


Jantar com Amigos (2001): Gabe (Dennis Quaid), um colunista gastronômico, e Karen (Andie MacDowel), sua assessora, mantém há vários anos um casamento estável, mas começam a questionar o seu relacionamento a partir do momento em que, ao oferecerem um jantar para um casal de amigos apresentados por eles, Tom (Greg Kinnear) e Beth (Toni Collette), recebem a notícia de que estes estão se separando.






Julie & Julia (2009) : Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas... até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.


Minha casa na Umbria (2003) : Um comboio viajando pelas plácidas colinas do centro da Itália subitamente explode. A explosão deixa quatro sobreviventes num dos vagões: "O General", um cavalheiro inglês de idade, Werner, um jovem alemão, Aimee, uma orfã de oito anos e Emily Delahunty, uma romancista inglesa que os convida a todos para ficarem em sua casa a recuperar. Unidos pela mesma desgraça, os quatro tentam recompor o tecido lacerado das suas vidas, enquanto um inquieto inspector de polícia tenta reconstruir os acontecimentos que os trouxeram até ali.



O Amor Está Na Mesa (1998) : Jovem cozinheiro (Jason Lee) serve os mais requintados pratos na Marinha americana. Após discutir com um dos oficiais, ele termina por ser expulso da corporação e consegue uma vaga num dos mais badalados restaurantes da França, comandado por conhecido chef Louis Boyer (Eddy Mitchell) e sua filha Gabrielle (Irène Jacob).





O Banquete De Casamento (1993) : Wai-Tung (Winston Chao) é um chinês radicado nos Estados Unidos que leva uma vida exemplar para qualquer yuppie. Como já não é mais um garoto, sua família começa a se preocupar com a solteirice do filho e trata de arranjar uma noiva. Só há probleminha... Wai-Tung é gay e tem um relacionamento estável com Simon (Mitchell Lichtenstein). Sem coragem de contar aos pais a verdade, o jovem chinês tenta criar empecilhos para a escolha da noiva. Quando suas desculpas não funcionam mais, ele apela para a jovem Wei-Wei e pede para ela fingir ser sua pretendente. Como está devendo vários meses de aluguel para o próprio Wai-Tung, ela topa. Tem início uma série de mal-entendidos e situações embaraçosas.





O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e O Amante (1989) : A mulher do ladrão, com a ajuda do cozinheiro, planeja uma vingança terrível contra seu marido, o ladrão, que matou seu amante. A história possui personagens tão bizarras e acontecimentos tão chocantes que passamos a esperar o inesperado. Cheio de brutalidade e do grotesco, o filme consegue ser, em diferentes momentos, chocante, erótico, violento, nauseante, e finalmente, muito engraçado. Possui humor negro e ironia salpicada em cada conversação e monólogo. A história trata da associação entre dois dos grandes prazeres da vida: a comida e o sexo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Batata assada com carne moída


Receitinha fácil e de efeito para receber os amigos...

Ingredientes :
  • 4 batatas grandes
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher (sopa) azeite
  • 250g de carne moída
  • 2 colheres (sopa) de ketchup
  • 1 caixa de creme de leite
  • 250g de mussarela ralada

Lave bem as batatas e cozinhe (com casca e tudo) na água com sal até ficarem macias. Deixe esfriar. Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a carne até a água secar. Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo. Junte o ketchup e o creme de leite. Com uma colher, retire um quarto da polpa da batata, formando uma cavidade. Recheie com a carne, cubra com a mussarela e leve ao forno até gratinar. Sirva em seguida.

domingo, 27 de junho de 2010

Cinema e Gastronomia II


Continuando nossa listinha básica:

Bagdad Café (1987) : Depois de brigar com seu marido e abandoná-lo na estrada, a turista alemã Jasmin (Marianne Sägebrecht) caminha pelo deserto do Arizona até chegar ao posto-motel Bagdad Café. Recebida com aspereza por Brenda (CCH Pounder), a dona do local que acabou de colocar o marido para fora de casa, Jasmin aos poucos se acostuma com os clientes e hóspedes do motel.


Caminhando nas nuvens (1995) : Ao voltar da 2ª Guerra Mundial, o jovem G.I. (Reeves) descobre que nada mais tem em comum com a esposa que tinha antes de partir para a batalha. Desiludido, ele parte rumo ao norte para trabalhar como vendedor de chocolates. Em sua jornada, ele encontra a filha (Aitana Sanchez-Gijon) de um rico proprietário de vinhedos (Giannini). A caminho de sua casa, ela está apavorada, pois terá de enfrentar seu pai dominador e contar-lhe que está grávida e ainda solteira. O jovem rapaz galantemente dispõe-se a ajudá-la passando-se por seu marido por uma noite, ignorando que essa atitude mudará a vida de ambos para sempre.


Casamento Grego (2002) : Toula Portokalos (Nia Vardalos) tem 30 anos, é grega e trabalha no restaurante de sua família. O sonho de seu pai é vê-la casada com um grego, mas ela espera algo mais da vida. Com muito custo Toula consegue convencer seu pai a lhe pagar aulas de informática, como forma de melhorar seu trabalho. No curso ela conhece e se apaixona por Ian Miller (John Corbett), sendo correspondida. Porém, Ian é inglês e por causa disso eles decidem manter seu namoro em segredo. Mas logo eles são descobertos, desencadeando um processo de aceitação para Ian, para que ele possa se adequar às tradições gregas.

Cheiro de Papaia Verde (1993) : Nos anos de 1950, jovem campesina vietnamita muda-se para a ciidade e vai trabalhar em casa de família como doméstica. Ao longo dos anos, muitas mudanças vão ocorrer, inclusive no que diz respeito à sua emancipação. Prêmio de melhor filme por um diretor estreante em Cannes.





Chocolate (2000) :
Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

Comer, Beber, Viver (1994) : O chef aposentado Chu (Sihung Lung) vive em uma grande casa em Taipei com suas três filhas: Jia-Jen (Kuei-Mei Yang), uma professora de Química, convertida ao cristianismo; Jia-Chien (Chien-lien Wu), uma executiva de companhia aérea; e Jia-Ning (Yu-Wen Wang), estudante que também trabalha em um fast-food. A vida na casa se desenrola em torno do ritual do jantar de domingo e dos casos amorosos da família.



Como Água Para Chocolate (1992) : Baseado em romance do mesmo nome de Laura Esquivel, "Como Água Para Chocolate" acompanha a história de um camponês chamado Pedro (Marco Leonardi) que, em 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por Titi (Lumi Cavazos). Ele quer voltar para a Guerra, mas ela o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários. Podia ser apenas mais uma história de amor, mas trata-se de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos. Foi a produção estrangeira de maior bilheteria nos Estados Unidos em 1993.

Delicatessen (1991): Em um futuro apocalíptico, homem chega a um estranho prédio, localizado em cima de um açougue, para procurar abrigo e emprego. Após instalar-se no local, se apaixona pela filha do dono do estabelecimento, mas sua presença começa a incomodar a família da moça - que, na verdade, possui outros e estranhos planos para ele.

Fonte :
www.adorocinema.com

sábado, 26 de junho de 2010

Minestrone do papai


Quem morou ou mora fora, sabe : nada como a casa dos pais. Nos meus dois anos de residência em proctologia no Rio, nada era mais reconfortante do que voltar para casa. Eu dava plantão em Vitória também, então vinha quase que semanalmente. E nessas ocasiões, lembro que chegava cansada, às vezes de madrugada, e sempre vinha à minha cabeça a música “Casa” do Lulu. Sempre, independente da hora, minha mãe vinha me receber de pijamas, luz acesa, com a minha cama pronta e o rango no fogão (no caso sempre era minestrone ou sopa de inhame, meus pratos favoritos e especialidades do meu pai). Esse post, então, é uma homenagem à minha família, que, na minha definição, é para onde a gente volta quando nada mais dá certo...
Ingredientes :
Como é uma invenção do meu pai (e ele não mede nada), coloque a quantidade que quiser dos ingredientes...

  • Peito de frango desfiado
  • Feijão cozido (pode ser aquela sobra do almoço
  • Salho
  • Cebola picada
  • Óleo ou azeite para refogar
  • ½ tablete de caldo de galinha
  • 2 pacotes de miojo
  • 1 envelope do tempero do miojo
  • Salsinha picada
Refogue o salho com a cebola e meio tablete de caldo de galinha. Bata o feijão grosseiramente com o mixer e junte a esse refogado (adicione mais água, se necessário, para ficar sopa). Espere ferver e acrescente o miojo, o tempero próprio e o frango desfiado. Deixe por 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e sirva.

PS: Segundo o Wikipédia: "A minestrone (italiano: minestra (sopa) + -one (sufixo aumentativo), portanto "sopão" ou "sopa com vários ingredientes") é uma sopa italiana muito espessa, composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são: tomates, feijões, cebolas, cenouras, aipo, toucinho, caldo de galinha, de carne, etc.

Não existe uma receita específica para o minestrone justamente por ele ser feito com quaisquer legumes estejam em época. O minestrone pode ser vegetariano, conter carne, ou conter algum caldo à base de carne (como caldo de galinha ou "cubinhos" de carne)."

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cinema e Gastronomia I

Vocês já devem ter percebido que adoro cinema. Quase tanto quanto cozinhar. Ter assistido “Tomates verdes fritos” me fez querer me aprofundar no assunto cinema + gastronomia. Por isso, fiquei muito feliz quando encontrei a lista abaixo de fimes envolvendo culinária. Muitos eu já vi e adorei. Outros, nem tanto. O que interessa é que todos tratam, em menor ou maior escala, da importância da comida em nossas vidas. Comida aproxima, aquece a alma, resgata memórias... Isso me motiva a cozinhar, aproximar, aquecer cada vez mais as almas. Tentarei ver (ou rever) os filmes da lista e postar para vocês a minha impressão sobre eles. Se, ao final da série de postagens da lista alguém sentir falta de algum filme, me avise, ok ?


A Comilança (1973): Um grupo de amigos entediados resolve cometer suicídio em grupo, numa reunião com muita comida e mulheres, onde a idéia é comer até morrer. O longa-metragem do diretor Marco Ferreri faz ode ao grotesco e à escatologia.





A época da inocência (1993): Nova York, 1870. Um advogado (Daniel Day-Lewis) está de casamento marcado com uma jovem (Winona Ryder) da aristocracia local, quando uma condessa (Michelle Pfeiffer), prima de sua noiva, volta da Europa após separar-se do marido. As idéias dela chocam a tradicional sociedade americana e, ao tentar defendê-la, o advogado se apaixona por ela e correspondido.


A Festa de Babette (1987):
Babette é uma mulher francesa que vai viver em pequena cidade dinamarquesa, onde irá cuidar de um casal de velhos, limpar a casa e cozinhar. E é cozinhando que ela se sai melhor, preparando grandiosos banquetes. Seu banquete impressinou os convidados. Babette havia sido chef de cozinha francesa e trabalhado no chique Café Anglais (que existiu de verdade). O diretor trata a comida como "forma de elevação espiritual". Baseado na história de Isak Dinesen. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971): Charlie Bucket (Peter Ostrum) é um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é um tio gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso.


A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) : refilmagem do clássico acima, com direção de Tim Burton e atuação de Johnny Depp como Willy Wonka.




A Grande Noite (1996): Anos 50.
Dois irmãos italianos de personalidades distintas tentam transformar seu restaurante em Nova York num grande sucesso.




A Marvada Carne (1985) : Nhô Quim (Adilson Barros) perambula com seu cachorro pelo interior paulista, sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. Ele conhece a jovem Carula (Fernanda Torres) numa aldeia onde reza todos os dias à Santo Antônio, pedidindo que lhe arranje um marido. Para fisgar Nhô Quim, Carula diz que seu pai, Nhô Totó (Dionísio Azevedo), possui um boi que será carneado no dia do casamento. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas.

À moda da casa (2009) : Maxi (Javier Cámara) é um famoso chef, proprietário de um elegante restaurante em Madri. Temperamental e sem papas na língua, ele vive sua homossexualidade sem complicações. Porém, a vida perfeita de Maxi ficará extremamente agitada pela chegada dos seus filhos, frutos de um casamento equivocado, e de um novo e atraente vizinho, ex-jogador de futebol, por quem sua desastrosa assistente logo se interessa.


A mulher do padeiro (1938) : Em uma pequena cidade, um padeiro é abandonado pela esposa, que foge com um pastor, no dia em que faz seu primeiro pão. A vizinhança, que antes zombava do padeiro, decidiu encontrar a esposa fujona já que ele não conseguia mais trabalhar sem ela.


Fontes:
www.interfilmes.com
www.colheradacultural.com.br
www.euamocinema.com.br
epipoca.uol.com.br
michelkhodair.wordpress.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

À Moda da Casa


Um lançamento recente de "filme-culinário" nos cinemas de Vitória é o espanhol "À Moda da Casa"(Fuera de Carta). Segundo a sinopse de divulgação, "Maxi (Javier Cámara) é um famoso chef, proprietário de um elegante restaurante em Madri. Temperamental e sem papas na língua, ele vive sua homossexualidade sem complicações. Porém, a vida perfeita de Maxi ficará extremamente agitada pela chegada dos seus filhos, frutos de um casamento equivocado, e de um novo e atraente vizinho, ex-jogador de futebol, por quem sua desastrosa assistente logo se interessa."
Moralismos à parte, um filme com a temática homossexual pode facilmente desbancar para o escracho ou para um discurso panfletário anti-homofóbico, mas neste caso, não é o que acontece. Os personagens são reais, vividos com intensidade em suas emoções e contendas. A culinária não é o foco principal da obra, mas serve de pano de fundo às ambições do personagem principal, bem como aos diálogos mais impagáveis. Enfim, uma comédia de erros e acertos, nos quais se mostra possível a reparação de erros e a reconstrução de toda uma vida...
O Universo da Cozinha observou :
  • A trilha sonora da abertura do filme é uma salsa (extremamente estimulante ao apetite);
  • Em um dos pratos montados pelo chef nos minutos iniciais, é usada a famosa espuma, tendência espanhola difundida pelo aclamado chef Ferran Adria.
  • É interessante observar o funcionamento e o corre-corre de uma cozinha profissional (tãããão diferente da minha humilde cozinha).
  • Lindinha a cena em que ele prepara café-da-manhã com a filha ouvindo música. Eu também adoro cozinhar ouvindo música... Só me falta um sonzinho decente... Meu aniversário tá chegando... Hello, marido!
  • Observe ainda como toda observação sobre historinhas clássicas infantis feitas pela filha são pertinentes.

Classificação :

Nível de romance: ♥ ♥

Nível de comédia: ☻☻☻

Nível de drama: ☹ ☹

Nível de comida: