segunda-feira, 31 de maio de 2010

Macarrão cremoso ao forno


Queria uma receita prática para fazer no domingo, mas que fosse o menos gordurosa possível, pois meu marido está com o colesterol limítrofe. Logo, quando vi essa sem creme de leite numa revista AnaMaria velha, nem pensei duas vezes... Ficou uma delícia, principalmente a casquinha crocante por cima...

Ingredientes :
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 1 cebola picada
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de massa de tomate
  • 3 xícaras (chá) de leite quente (eu usei desnatado)
  • 100g de Catupiry (eu usei requeijão cremoso light mesmo e deu certo)
  • Sal e pimenta a gosto
  • ± ¾ de 1 pacote de penne (350g) cozido de modo convencional
  • 200g de presunto picadinho
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Na panela, aqueça a margarina, doure a cebola e misture a farinha de trigo. Cozinhe até dourar a farinha. Junte a massa de tomate e aos poucos, o leite quente. Mexa sem parar até engrossar. Misture o Catupiry, o sal e a pimenta. Unte um refratário com manteiga, coloque camadas de macarrão, molho e presunto, repetindo novamente para finalizar com presunto. Polvilhe bastante queijo ralado e leve ao forno até dourar.
PS : pode-se substituir o presunto por frango cozido e desfiado.

domingo, 30 de maio de 2010

Um guia básico de vinhos para não se perder nas prateleiras


Amigos, fabuloso essa reportagem do site da GNT, vale a pena imprimir e ter a tira colo...aproveitem!
http://gnt.globo.com/Gourmet/Materias/Um-guia-basico-de-vinhos-para-nao-se-perder-nas-prateleiras.shtml
PS: em homenagem ao meu flusão que ganhou hoje, vai a postagem em verde, branco e grená! rsrsrs

sábado, 29 de maio de 2010

Espaguete com salsichas




Será que dá certo? Achei no Problema Tolo. Clique na imagem para visualizar melhor.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

site maravilhoso com videos!!!!!

http://colunas.gnt.globo.com/quemarravilha/

Pudim caramelado

Esta receita possui duas vantagens : é muito econômica (não leva nem leite condensado) e é de micro-ondas, os seja, super rápida de fazer. Fica muito boa, e deve ser feita num dia para ser consumida no outro.
Ingredientes :
Calda caramelada
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água

Para fazer essa calda no micro-ondas é necessário ter aquela jarra graduada de vidro, pois é o único utensílio que suporta a alta temperatura do açúcar queimado. Coloque os 2 ingredientes na jarra, leve ao micro em potência alta (100%0 por 6 minutos, deixe esfriar por 30 segundos (cuidado que ela continua dourando após o cozimento) e cubra o fundo dos vasilhames individuais próprios para micro-ondas. Mas você também pode fazer a calda do modo convencional...
PS : para limpar a jarra graduada após, encha-a de água e aqueça na potência alta (100%) até ferver.

Pudim
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 1 ¼ xícara (chá) de leite
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Coloque o leite na jarra (já limpa) e aqueça por 6 minutos, até ferver. À parte, bata os ovos com o açúcar. Misture um pouco de leite quente e despeje de volta no leite, batendo com um mixer para não empelotar. Junte a essência de baunilha. Passe o creme numa peneira para retirar os grumos. E coloque nas tigelinhas com a calda. Coloque essas tigelinhas dentro de um refratário (como na foto acima) e encha o mesmo com água (para o cozimento em banho-maria). Cozinhe por 14 minutos, colocando o refratário sobre uma grelha própria ou um prato virado para baixo, para o cozimento ser uniforme. Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos. Cubra e leve para a geladeira. Ao servir, passe uma faquinha pelas bordas para que o pudim saia mais facilmente. Desenforme deixando o caramelo escorrer sobre o pudim.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Fricassê de frango

A receita seguinte é bem prática e rápida de fazer. O melhor é que você pode fazer a partir do recheio de frango que você já tenha congelado, além de poder também congelar o prato pronto.

Ingredientes :
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 lata de milho verde
  • 1 copo de requeijão
  • 100g de azeitonas picadas
  • 2 peitos de frango cozidos e desfiados
  • 1 pitada de sal
  • 200g de mussarela
  • Batata palha a gosto
Bata no liquidificador o milho (com água e tudo), o requeijão e o creme de leite.
Refogue o creme do liquidificador com o frango desfiado, as azeitonas e o sal em uma panela até ficar com uma consistência espessa.
Coloque o refogado numa assadeira, cubra com mussarela e leve ao forno até borbulhar e dourar. Sirva com arroz branco e batata-palha.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Drinks legais...Tequila Sunrise, canarinho como nossa seleção!

http://gnt.globo.com/Happy-Hour/Videos/_1237052.shtml

Blueberries, blueberries, blu...



O Ministério do Universo da Cozinha adverte: não deixe crianças cozinhando sozinhas ... Achei no Kibeloco.

SOUL KITCHEN de Fatih Akin - Em Exibição


Hoje estou estreando uma seção que trata de filmes que envolvem culinária. Acabei de chegar do cinema, onde assisti “Soul Kitchen” , um filme rodado na Alemanha, cujo diretor, Fatih Akin (alemão de ascendência turca), coloca mais uma vez em pauta a temática do choque cultural entre povos (tradição européia X miscigenação cigana). Segundo o site “omelete” (http://omelete.com.br/cinema/critica-soul-kitchen/), “A premissa antepõe mercenários e puros de coração. De um lado, um especulador que surfa na gentrificação (a transformação de bairros tradicionais de classe baixa em valorizados espaços de boom imobiliário) de Hamburgo e está de olho no galpão velho onde funciona o pé-sujo Soul Kitchen. Do outro, o dono do restaurante, que não quer vendê-lo mas também sofre para pagar suas contas.
Obviamente, o especulador (vivido por Wotan Wilke Möhring) personifica o alemão secular, loiro, pragmático - que pensa em vender o galpão para o personagem interpretado por Udo Kier, ator associado a nazistas no cinema. Já o dono do restaurante, o imigrante grego Zinos (Adam Bousdoukos), é o típico galã errante, que gosta de comida "com alma", escuta caixinhas de músicas etc.”.
Porém, como meu negócio é comida, destaco algumas tomadas relacionadas ao tema :
• Já no início, o protagonista nos dá mostras sobre o que não fazer na cozinha (tanto em questões alimentares como higiênicas);
• No decorrer do filme, chega um chefe ranzinza para ajudá-lo na cozinha. Atente para a sequência em que ele ensina técnicas básicas de culinária para o protagonista. O fundo musical dessa cena é muito bom...
• Aliás, a trilha sonora como um todo é muito boa e muito bem adaptada à trama.
• Duas tomadas em que o jogo de câmeras fez toda a diferença é a da dança dos irmãos e da queda com as malas. Observe.
• Por fim, todas as cenas mostrando a evolução da cozinha e dos pratos do restaurante são deliciosas... Divirta-se !
“Soul Kitchen” – Cine Jardins, sala 2: 17h20, 19h10, 21h

domingo, 23 de maio de 2010

Sites muitooooo legais!

Queridas(os) como estou (Letícia) trabalhando muitoooo e correndo para terminar a monografia da especialização não consegui ainda passar as fotos da minha última receita, como consegui uns sites maravilhosos irei passa-los a vocês, espero que gostem!
http://colunas.casaejardim.globo.com/paodelo/ - várias dicas, desde decoração até receitinhas fáceis
http://www.cervejasnet.com.br/ - esse achado foi sugestão do meu marido o post, ele é alucinado por cervejas, e esse site é divino, nunca comprei por ele, mas só de ver as opções e detalhes sobre as cervejas já vale, se alguém comprar me avise, ok?!
http://www.memoriaafetiva.com.br/ - muito lindinha essa lojinha virtual...fofa!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bolinho de arroz assado


A receita abaixo eu já fazia há séculos, mas sempre frita. Porém, em tempos de comida sem gordura, sem sal, sem açúcar, sem gosto (ops, brincadeira...), resolvi que iria testar no forno, em forminhas individuais. Como a massa é meio molenga, é melhor deixar na geladeira aproximadamente 1 hora antes de pôr para assar, e de preferência usar formas de fundo removível (embora dê para usar de pudim, muffin, entre outras, desde que se lembre de untar bem).

Ingredientes :
  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • ¾ de xícara (chá) de leite
  • ¼ xícara de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 ovos

Misture tudo em uma tigela grande até obter uma massa homogênea. Unte as forminhas e despeje em cada uma delas pequenas porções da massa. Deixe na geladeira por 1 hora e leve ao forno moderado até dourar. Desenforme e sirva ainda quente.

Forminhas com fundo removível


Gente, esta é a minha mais nova aquisição. Descobri folheando uma revista da Avon no Centro Cirúrgico, enquanto aguardava o anestesista (comprar Avon tornou-se uma grande terapia, principalmente a parte de utilidades domésticas). Custaram R$ 9,99 a dúzia.
Essas forminhas de pão de mel eram tudo o que eu precisava para colocar em prática uma receita que eu queria testar há algum tempo. Publicarei no próximo post.

sábado, 15 de maio de 2010

Torta de maçã da vovó


Apesar de não ser receita de nenhuma das minhas avós, encontrei essa receita num livro super-velho (“Almoço e Jantar”, Editora Nova Cultural, 1983), e achei com tanta cara de vó que pus no nome da receita. É deliciosa e a sobremesa preferida do meu marido...
Ingredientes :
3 maçãs
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
200g de manteiga
3 xícaras (chá) de biscoito de maisena moído
1 lata de leite condensado
4 gemas
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite
Canela em pó para polvilhar

Descasque as maçãs, corte-as ao meio, elimine as sementes e pique-as. Leve ao fogo baixo junto com o açúcar, mexendo sempre, e cozinhe até fiquem macias. Adicione a canela em pó, misture bem e reserve.
Faça a massa : aqueça a manteiga e, quando derreter, junte o biscoito. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos. Reserve.
À parte, prepare o creme : leve ao fogo o leite condensado e as gemas, mexendo até ficar consistente. Retire do fogo, junte a essência de baunilha e o creme de leite e misture bem ( se sentir que “empelotou”, use o bom e velho mixer).
Forre o fundo e os lados de uma forma com a massa de biscoito, pressionando com as pontas dos dedos para que fique bem firme. Espalhe por cima o purê de maçã e cubra com o creme. Polvilhe com canela. Conserve na geladeira até o momento de servir.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Panqueca de frango e requeijão


Esta é em homenagem a minha mãe. Como ia ficar de plantão por 24 horas no dia das Mães, resolvi fazer um jantar aqui em casa na véspera e chamei a minha família e a do meu marido. Resolvi testar essa receita e minha mãe amou. Como eu sei que ela vai ser fã número 1 desse blog e frequentadora assídua, mãe, é pra você...
Panqueca de frango e requeijão:
2 xícaras (chá) de leite
½ xícara de óleo
2 ovos
1 colher (café) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 copo de requeijão
Sal a gosto

Bata tudo no liquidificador e despeje pequenas porções em uma frigideira anti-aderente, dourando dos dois lados. Uma dica para virá-la sem problemas é usar 2 talheres de silicone, que te dá firmeza e não risca a frigideira. Reserve os discos das panquecas. Depois, coloque sobre cada disco o recheio de frango, o requeijão a gosto, enrole a paqueca e disponha em um refratário. Por fim, cubra com molho branco, polvilhe queijo ralado, e leve ao forno por 10 minutos.

Molho branco de micro-ondas

Acho que essa foi a minha descoberta mais sensacional dos últimos tempos. Descobri em um livro veeeeelho que achei num sebo há uns 5 anos. Chama-se “Cozinhando com microondas”, da Editora Nova Cultural, cuja tiragem original é britânica, de 1990. Testei e deu super certo. Dá para usar com macarrão, como molho para paquecas, lasanha... A dica que dou é comprar o utensílio abaixo, que permite o cozimento de maneira mais prática. É encontrado em vários super e hiper-mercados.

Ingredientes :
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
¼ xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
½ colher (chá) sal ou a gosto do freguês
25g de queijo ralado (se quiser com gostinho de queijo)
Pimenta do reino e/ou noz moscada ralada a gosto

Coloque na jarra refratária graduada a manteiga, cubra com papel toalha (para não respingar) e deixe no micro-ondas, em potência alta (100%) por 1 min. Retire, acrescente o trigo, mexa para incorporar bem e volte ao micro por mais 1 min. Acrescente o leite, bata com o mixer (este é o pulo do gato) e deixe 2 min. Retire, bata novamente e deixe mais 2 min. Retire, acrescente o sal, queijo, e os temperos a gosto, bata e deixe mais 1 min. Bata e sirva.

Recheios : carne moída e frango


Estes recheios são básicos para a montagem de uma infinidade de pratos. Sendo assim, vou postar o meu modo de fazê-los, dando a seguinte dica : congele-os para que os tenha sempre a mão. Simplifica a vida e economiza tempo.
Recheio de carne moída :
Pique meio quilo de carne moída e reserve. Em uma panela, coloque salho, um pouco de óleo, colorau e 1 tablete de caldo sabor carne. Frite um pouco o alho e depois ponha 1 cebola média picada. Quando a cebola começar a dourar, jogue a carne e cozinhe até que ela esteja dourada. Acrescente o cheiro verde, prove o sal e está pronta.
Recheio de frango :
Corte 2 filés grandes de peito em cubinhos. Em uma panela, coloque salho, um pouco de óleo, colorau e 1 tablete de caldo sabor galinha. Frite um pouco o alho e depois ponha 1 cebola média picada. Quando a cebola começar a dourar, jogue o frango e cozinhe até que ele esteja dourado. Acrescente o cheiro verde, prove o sal, ponha no processador (eu uso um míni) para desfiar e está pronto.

Site muito legal...vale a pena dar uma olhadinha

http://www.hortaemcasa.com.br/ - muito interessante, afinal, o que seria de nossas receitas sem essas ervinhas mágicas!!!!!

Capelleti de Carne ao molho vermelho



Ingredientes

500g de capelleti pronto de carne

300g de carne de sua preferência ( no caso usei alguns pedaços de pinha suína já assada bem conrtadinha)

2 cebolas

2 latas de molho de tomate italiano

2 colheres de sopa de Ketchup

1 colher de sopa de mustarda

1 colher de sopa de azeite

100ml de molho shoyo

Alho, Sal e tempeiros (hortelã pimenta, pimenta síria, pimenta do reino,...) a gosto

Modo de preparo

Em uma panela cozinhar o capelleti , paralelamente em outra refogar a cebola e o alho no azeite, quando a cebola estiver macia e o alho bem dourado misturar a carne, deixar ao fogo até dar uma “fritadinha”, jogar o molho de tomate misturando para homogeinizar bem, acrescentar o restante dos ingredientes e deixar ao fogo até engrossar o molho, salgar a gosto.

Em uma vasilha misturar o capelleti ao molho e servir com queijo ralado, azeite e pimenta dedo-de-moça.....hummmmmmmmmmmmmmmm

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Escondidinho de Calabresa



Ingredientes

1kg de mandioca (aipim) de preferência o do tipo manteiga

500g de lingüiça calabresa

800ml de leite

2 colheres de sopa de manteiga (generosas)

2 cebolas

Sal, alho e ervas a gosto (sugiro hortelã pimenta, pimenta do reino, pimenta síria)

50g de queijo parmesão

200g de Queijo mussarela

Modo de preparo

Cozinhar o aipim até estar bem macio, bater no liquidificador ou multiprocessador com o leite, manteiga e queijo ralado.

Paralelamente ao cozimento do aipim, triture a calabresa no multiprocessador até ficar semelhante a carne moida; em uma panela refogue a cebola cortada em cubinhos e o alho seguida da calabresa e dos tempeiros.

Em um refratário coloque uma camada do creme de aipim seguido da calabresa e cubra com o restante do aipim, cubra com a mussarela e coloque para assar brevemente para dourar o queijo.

Site muito legal...vale a pena dar uma olhadinha

http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/gastronomia/dicas.htm

Pão de cebola


Desafio qualquer um a provar esse aperitivo e não ficar deliciado. Foi a entrada que servi até hoje com o mais alto índice de aceitação. Achei por acaso atrás da embalagem do Creme de Cebola (adoro!!!) da Maggi.

Ingredientes :

  • 2 baguetes
  • 1 envelope de creme de cebola
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 maço de salsa picada (boa hora para usar a dica do congelamento)

Corte as baguetes em fatias finas, formando uma espécie de “sanfona” ligada pela base. Misture os demais ingredientes e vá colocando porções dessa mistura entre as fatias do pão. Coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno médio para dourar. Rende 8 porções.

A base de (quase) tudo

Toda cozinheira que se preze deve ter sempre a mão os temperos básicos de qualquer prato salgado, sendo eles : cebola, alho e cheiro verde (principalmente salsinha e cebolinha). Como nenhuma de nós tem tempo a perder, as dicas abaixo vão facilitar a sua vida...

Cebola : há muito tempo vinha namorando na televisão um picador que promete fazer saladas de frutas e vinagretes em segundos. Ele realmente é muito bom, mas o preço do original era caríssimo. Pesquisando, achei no Mercado Livre uma réplica não tão boa, mas bem mais barata e que quebra o galho. Pique a quantidade que quiser de uma vez e deixe em um potinho hermético na geladeira. Dura alguns dias.

Salho : raras são as receitas que pedem para se usar o alho inteiro. Geralmente ele é socado e misturado ao sal. Desde que eu era solteira, via meu pai comprando quilos de alho e batendo com sal no multiprocessador para estocar na geladeira. Lógico que, depois de casada, ele continuou me abastecendo... Se você não tem um pai tão fofo (e aposentado...) como o meu, pode encontrar o salho no supermercado mais perto de você.

Cheiro verde : essa eu demorei a aprender - duas enfermeiras me ensinaram no plantão enquanto eu reclamava da dificuldade de conservar os temperos verdes. Me disseram para lavar e secar bastante os temperos, picar e congelar separadamente. Depois, é só tirar 1h antes do uso. O aspecto não fica igual, mas o gosto fica. Portanto, se é mais para enfeitar um prato, use-os frescos.